terça-feira, 23 de dezembro de 2014

ALEMANHA, ANO ZERO 1948 LEGENDADO

Em Berlim, após o final da 2ª Guerra Mundial, Edmund (Edmund Moeschke), um garoto de uma família muito pobre, trabalha para sustentar o pai doente, sua pequena irmã e o irmão, que não tem documentos. Um dia, perambulando pelas ruas, Edmund reencontra um ex-professor, o Sr. Enning, claramente retratado por Rossellini como um pedófilo devido à forma exagerada com que demonstra interesse e acaricia o jovem. O professor pede para o jovem garoto vender um disco com um discurso de Hitler no mercado negro e, como recompensa, lhe dá uma parcela do valor em troca.
Ao ver a saúde do pai se deteriorar, pede ajuda ao Sr. Enning que responde dizendo que em tempos de tanta dificuldade, deve imperar a lei do mais forte, levando Edmund a entender que tinha recebido um conselho para eliminar um peso morto, o seu pai. Ele começa a pensar na idéia…
Alemanha, Ano Zero, completou a trilogia sobre o pós-guerra do diretor, à qual pertencem também Roma, Cidade Aberta e Paisà, embora estes tenham sido realizados na Itália. O filme explora a ferida deixada pelo nazismo, que afetou de forma terrível e profunda uma geração simbolizada na obra pelo protagonista.~~


Nenhum comentário:

Postar um comentário